O projeto

O projeto  Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil é um desejo antigo. Com esse trabalho iremos mostrar que mesmo com a precariedade das estradas brasileiras, do risco dos assaltos e dos baixos fretes pagos, estes trabalhadores vivem uma curiosa realidade, cheia de assuntos para contar. O Brasil depende muito dos caminhoneiros, motoristas que transportam a base da nossa economia, permitindo que nossos produtos alcancem extremos opostos do país. Em muitos casos, inclusive, os caminhoneiros levam os produtos para os portos para que alcancem outros países e continentes.

O projeto Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil realizará um livro com capa dura, em papel couchê, com aproximadamente 160 páginas, encadernação e tamanho A4.

O livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil, trará histórias ouvidas em Itaguara, cidade da região Centro-Oeste de Minas Gerais, às margens da BR 381, a Rodovia Fernão Dias, mas também histórias catalogadas em outras regiões do Brasil. Irá pesquisar o fundamento delas e confrontar cada versão de um mesmo caso para promover uma visão geral da “cultura do asfalto”, de norte a sul do país.

O livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil será dividido em três pontos, enumerados abaixo em ordem decrescente de acordo com a importância na contextualização do livro.

1- Histórias: casos de caminhoneiros pelas estradas do Brasil, mostrando a diferença vivenciada por eles na cinco regiões do país.

2- Imagens: fotografias de lugares cotidianos dos caminhoneiros, como estacionamento onde esperam cargas; fotografias tiradas de dentro da boléia dos caminhões, mostrando como o caminhoneiro vê o espaço que o cerca; fotos das festas típicas, como a festa de São Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros; foto de caminhões e carretas embarcadas em balsas nos grandes rios do Brasil, para poderem chegar ao seu destino; fotos permitidas de caminhoneiros que desejarem manifestar seu depoimento; e outras que surgirem pelo caminho.

3- Vida/Depoimentos de caminhoneiros: serão publicados na obra mediante autorização e identificação do caminhoneiro. Os depoimentos serão baseados nos motivos que os levaram a escolher a profissão. A narrativa de alguma história interessante ou outro assunto peculiar à vida dos caminhoneiros pode também ser registrado sob pseudônimo dos mesmos.

Motivação para o projeto

O motivo que levou a propor o livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil foi o fato de ter ouvido muitas histórias, casos de caminhoneiros por esse Brasil, já que cresci no meio de caminhoneiros e mecânicos, por ter tios, primos e agora irmão na profissão de carreteiro.

Outro fator importante que motivou realização do projeto Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil foi possibilidade de contar histórias de caminhoneiros, mostrando imagens do cotidiano de caminhoneiros e depoimentos destes, mostrando que dirigir pelas estradas do país não é apenas um trabalho feito por aqueles que não tiveram oportunidade de estudar, mas também por aqueles que, mesmo depois de formados em curso superior preferiram seguir carreira de motorista de caminhão. Como exemplo cito o caso de um médico que conversei, que optou por dirigir por esse país em vez de clinicar num consultório, como era vontade de seu pai. Mostrar que a vontade de dirigir surgiu por uma necessidade e um sintoma da cultura brasileira que se expandiu com advento das estradas rodoviárias na década de 1960, com o Presidente Juscelino Kubitschek.

O projeto, a proponente e as estradas do Brasil

O livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil deseja dar uma visão panorâmica da vida cotidiana pelos 1.724.940 km de estradas, sendo que apenas 9,57 % estão pavimentadas, fato que dificulta o transporte pelo Brasil, mas nem por isso os motoristas deixam de transitar por aí.

Para compor este trabalho a pesquisadora e a fotógrafa viajarão por 24.000 Km pelas estradas brasileiras em 6 meses, visitando as cinco regiões do Brasil.

Em 2006, a proponente do projeto Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil, Ana Maria Nogueira Rezende teve a oportunidade de fazer a pesquisa para o livro “Centro-Oeste Mineiro História e Cultura” visitando 77 cidades da região centro-oeste mineira, trabalho que gostou muito de fazer e foi primoroso para conclusão do livro, que foi realizado através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As viagens pela região centro-oeste mineira realizadas pelo proponente do projeto Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil, Ana Maria Nogueira Rezende, que a permitiu conhecer 9% de seu estado, fato que lhe deu uma dimensão da vida pelas estradas do estado, podendo dizer  Brasil.

Distribuição dos livros, fruto do projeto

Possibilitaremos o acesso do livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil, para toda a sociedade através da distribuição gratuita para bibliotecas públicas, institutos culturais e históricos, patrocinadores e para o Ministério da Cultura. Também serão deixados em restaurantes de “beira de estrada”, pois aqueles caminhoneiros que não tiverem oportunidade de comprar ou verem o livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil em outro lugar, com biblioteca, poderão apreciar gratuitamente o livro que irá mostrá-los. Numa breve pesquisa alguns pontos onde os livros serão deixados gratuitamente: Posto Fronteira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais; Posto ServSul em Pouso Alegre; Posto Moinho em São Gonçalo do Sapucaí, Posto Garrão em Divinópolis; Restaurante Casa Branca em Itaguara; Posto e Restaurante Graal em Oliveira; Posto Transabril em Betim; Posto Girassol em Nova Era; e outros.

A parte comercializada da edição do livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil, será vendida em postos de gasolina, postos, lojas de conveniências e livrarias.

Homenagem do projeto

O livro Histórias, Imagens e Vida de Caminhoneiros por Estradas do Brasil será uma homenagem aos caminhoneiros, carreteiros, enfim motoristas que viajam pelo país, fazendo com que o sonho de Juscelino Kubitschek aconteça a cada dia, mesmo tendo passado mais de quatro décadas desde que o Presidente lançou o Plano de Metas e deixou o poder.

2 Responses to “O Projeto”


  1. 1 ds agosto 18, 2010 às 2:50 pm

    amu livros de caminhoneiros……. ♥♥♥♥

  2. 2 NILZA CURCINO FIOGUEIREDO janeiro 25, 2011 às 1:20 pm

    Parabems!!!

    Achei maravilhosa a ideia, esses heróis das estradas são iguinorados pelos mortais… Poucas pessoas entende, que
    se ficarmos sem o labor do caminhoneiro o mundo para…
    E uma vida sofrida, de renuncia, persistência,saudades…
    Salários baixos e saúde precária!
    Vamos juntos levantar essa bandeira, para um mundo melhor,
    aos nossos GRANDES HOMENS!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: